3 - Ensino Médio

Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no Ensino Médio para 85%.

Mais localidades
Adicionar localidades
Trocando em miúdos
A Constituição Federal de 1988 assegura que todo cidadão tem o direito do acesso à escola. A Meta 3 do Plano Nacional de Educação, em vigência desde 2014, busca garantir esse direito e estabelece que todos os jovens de 15 a 17 anos devem estar na escola em 2016. Segundo o indicador calculado pelo Todos Pela Educação, a partir dos dados da PNAD/IBGE, a taxa de atendimento não apresentou um crescimento constante, apesar da porcentagem ter aumentado nos últimos 10 anos. Em 2015 a média nacional atingiu a marca de 84,3%, ou seja, em números absolutos, aproximadamente 8,3 milhões de jovens estav...
Ver mais
Baixar Nota Técnica

Indicadores auxiliares

Taxa de distorção idade-série - Ensino Médio
Porcentagem de jovens de 15 a 17 anos que frequentam a escola - Taxa de atendimento (Censo Demográfico)
População de 15 a 17 anos por acesso à escola
Mais localidades
Adicionar localidades
Trocando em miúdos
O indicador mostra a evolução da distorção idade-série para o Brasil, regiões, estados e municípios. Trata-se de um importante indicador de fluxo e representa a porcentagem dos alunos de determinada localidade que não estão matriculados em uma etapa compatível com sua idade escolar.
Como podemos ver no gráfico, a taxa para a rede total (pública e privada) vem diminuindo ao longo dos anos, no entanto, ainda é de 28,2% em 2014.
Os dados para compor este indicador são disponibilizados pelo Inep.
Ver mais
Mais localidades
Adicionar localidades
Trocando em miúdos
O Plano Nacional de Educação, em vigência desde 2014, busca em sua Meta 3 ampliar o acesso ao Ensino Médio ao instituir que 85% dos jovens de 15 a 17 anos devem estar matriculados nessa etapa escolar até 2024. A partir dos dados da PNAD/IBGE, o indicador calculado pelo Todos Pela Educação revela um crescimento consistente desde 2001, chegando a 62,7% de jovens matriculados em 2015. Em números absolutos, aproximadamente 6 milhões de jovens nessa faixa etária estavam matriculados e 1,5 milhões não concluíram ou não frequentavam o Ensino Médio. Ao comparar com o cenário de 2005, verificamos um...
Ver mais

Indicadores auxiliares

Matrículas no Ensino Médio em relação à população de 15 a 17 anos - Taxa bruta de matrícula
Porcentagem de jovens de 19 anos que concluíram o Ensino Médio
População de 19 anos por conclusão do Ensino Médio
Mais localidades
Adicionar localidades
Trocando em miúdos
Este indicador auxiliar mostra a porcentagem de matrículas no Ensino Médio em relação à população de 15 a 17 anos.
O indicador é calculado com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) realizada pelo IBGE. As estimativas levaram em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar. Até 2004, a Pnad não era realizada na área rural da região Norte. Portanto, até 2003, os dados dessa região são referentes à área urbana unicamente. A partir de 2004, os valores apresentados se referem à área urbana e à área rural.
Ver mais