12 - Educação Superior

Elevar a taxa bruta de matrícula na Educação Superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% das novas matrículas, no segmento público.

Mais localidades
Adicionar localidades
Trocando em miúdos
A meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE) estipula que a taxa bruta de matrículas na Educação Superior seja elevada até 2024 para, no mínimo, 50% do grupo populacional de 18 a 24 anos de idade. A partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/IBGE), o movimento Todos Pela Educação elaborou o presente indicador para monitorar o cumprimento da meta, possibilitando a comparação do contingente de matrículas com a população em idade considerada apropriada para realizar a formação de nível superior.
Os dados revelam que a partir de 2004 houve um crescimento continua...
Ver mais

Indicadores auxiliares

Porcentagem de pessoas com 25 anos ou mais com nível superior completo
Mais localidades
Adicionar localidades
Trocando em miúdos
O indicador mostra a porcentagem de pessoas com 25 anos ou mais que concluíram um curso de nível superior.
Nos últimos anos essa proporção vem aumentando consideravelmente, mas ainda está abaixo dos patamares encontrados em países desenvolvidos.
O indicador conta com desagregação para grupos étnicos. É possível identificar a grande diferença que há entre a proporção de brancos com Ensino Superior completo e a proporção de pretos e pardos com a mesma escolaridade.
Ver mais
Mais localidades
Adicionar localidades
Trocando em miúdos
O Plano Nacional de Educação, em vigor desde 2014, estabelece em sua meta 12 que seja elevado para 33% a taxa líquida de matrículas na Educação Superior, até 2024. Esse indicador, referente à meta 12, mostra que a taxa líquida de matrícula na Educação alcançou a marca de 18,1% em 2015, dado da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE). Ou seja, 18,1% da população brasileira de 18 a 24 anos estão matriculados na Educação Superior (incluindo Pós-Graduação).
O indicador revela que desde 2004 houve um crescimento continuado na taxa líquida de matrículas. No entanto, nos ...
Ver mais

Indicadores auxiliares

Distribuição da população de 18 a 24 anos por etapa que frequenta
População de 18 a 24 anos por acesso à escola
Porcentagem de pessoas de 18 a 24 anos na escola - Taxa de atendimento
Mais localidades
Adicionar localidades
Trocando em miúdos
O indicador mostra a quantidade de alunos com idade entre 18 e 24 anos por etapa em que estão matriculados.
Nota-se uma evolução consistente na participação do Ensino Superior nesse indicador, mostrando que mais pessoas nessa faixa etária estão chegando a esse nível de ensino. No entanto é preocupante a estabilidade do índice de pessoas nessa faixa etária que não concluíram o Ensino Médio e não estão na escola em torno de 40%.
Ver mais
Mais localidades
Adicionar localidades
Trocando em miúdos
O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece em sua Meta 12 que pelo menos 40% da expansão de matrículas na Educação Superior até 2024 ocorram na rede pública. A partir do Censo da Educação Superior 2014 divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), o indicador presente foi elaborado pelo Todos Pela Educação, mostrando a série histórica da porcentagem de novas matrículas na rede pública em relação ao total de novas matrículas de toda a Educação Superior. É importante destacar que, se ocorre inexistência de dados para determinadas localida...
Ver mais