7.9 Combate à desigualdade
voltar


Orientar as políticas das redes e sistemas de ensino, de forma a buscar atingir as metas do Ideb, diminuindo a diferença entre as escolas com os menores índices e a média nacional, garantindo equidade da aprendizagem e reduzindo pela metade, até o último ano de vigência deste PNE, as diferenças entre as médias dos índices dos estados, inclusive do Distrito Federal, e dos Municípios.

Dados disponíveis para Região, Estado, Munícipio

O indicador mostra a diferença entre a média nacional do Ideb e as médias de regiões, estados e municípios por rede e etapa de ensino - Ensino Fundamental (anos inciais e finais) e Ensino Médio.

É possível notar que as regiões Norte e Nordeste estão constantemente abaixo da média nacional (valores negativos), enquanto Sul, Sudeste e Centro-Oeste aparecem com notas relativamente maiores (valores positivos). A discrepância entre as regiões se manteve constante entre 2005 e 2011, mostrando que a desigualdade persiste, mesmo com o avanço das notas ao longo do tempo.

O indicador está disponível com dados até 2013 para unidades federativas e municípios. Os dados para as grandes regiões de 2013 não foram divulgados.

Fonte: MEC/Inep/Ideb

Elaboração: Todos Pela Edeucação