7.11 Pisa
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Melhorar o desempenho dos alunos da educação básica nas avaliações da aprendizagem no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA, tomado como instrumento externo de referência, internacionalmente reconhecido

Dados disponíveis para País

Nesse indicador podemos acompanhar a evolução da porcentagem de alunos brasileiros situados no Nível 2 ou acima nas edições do PISA. Os resultados são apresentados para matemática, leitura e ciências - desagregados por gênero do aluno.

A partir do gráfico é possível identificar que o indicador apresentou uma ruptura no crescimento para matemática e ciências, alcançando respectivamente 29,7% e 43,4% em 2015. Já o indicador para leitura oscilou durante o período analisado, embora tenha havido uma melhora entre o ano inicial (2000) e o final (2015), de 44,2% para 49%.

O Nível 2 é o que a OCDE estabelece como necessário para que o estudante possa exercer plenamente a cidadania.

Fonte: OCDE/PISA

Elaboração: Todos Pela Educação