4.13 Ampliação das equipes de profissionais
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Apoiar a ampliação das equipes de profissionais da educação para atender à demanda do processo de escolarização dos(das) estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, garantindo a oferta de professores(as) do atendimento educacional especializado, profissionais de apoio ou auxiliares, tradutores(as) e intérpretes de Libras, guias-intérpretes para surdos-cegos, professores de Libras, prioritariamente surdos, e professores bilíngues

Dados disponíveis para País, Região, Estado, Munícipio

Neste indicador podemos acompanhar o número de tradutores e intérpretes de Libras e a rede (pública ou privada) onde eles atuam na Educação Básica.

Esse número aumentou durante todo o período analisado, sendo que a rede pública conta com a maior parte desses profissionais.

Segundo o Caderno de Instruções do Censo Escolar de 2013, o tradutor-intérprete de Libras é o profissional que atua na tradução e interpretação da Língua Portuguesa para Libras e vice-versa, em sala de aula comum ou em sala de cursos multifuncionais.

Fonte: MEC/Inep/DEED/Censo Escolar

Elaboração: Todos Pela Educação