20 - Financiamento da Educação

Ampliar o investimento público em Educação pública de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do País no 5º ano de vigência desta Lei e, no mínimo, o equivalente a 10% do PIB ao final do decênio.

Objetivo: Até 2019, aumentar o investimento em Educação pública para 7% do Produto Interno Bruto (PIB) e, em 2024 para, no mínimo, 10% do PIB.

Resultado: Não há um indicador que permita acompanhar o cumprimento desta meta.

Desafios: Apesar da existência de indicadores produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que são estimativas do investimento público em Educação, ainda não há um indicador que capte as diversas formas de recursos públicos investidos na Educação.

Ampliar o investimento público em Educação pública de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do País no 5º ano de vigência desta Lei e, no mínimo, o equivalente a 10% do PIB ao final do decênio.



​Ainda não há um indicador principal que permita acompanhar de forma adequada o cumprimento da meta 20.


Dados disponíveis para País

Indicadores auxiliares

Dados disponíveis para País

Para acompanhar o cumprimento da meta 20 do PNE, que trata do financiamento da Educação pública, ainda não há um indicador que corresponda totalmente às exigências previstas no texto do Plano. De forma auxiliar, o OPNE apresenta um dos indicadores de monitoramento existentes, produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O investimento público direto em Educação em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) corresponde ao total investido pelo poder público (Ministério da Educação e Secretarias dos entes subnacionais), na rede pública, dividido pelo PIB do País.

Ao observar todas as etapas da Educação Básica e da Educação Superior, o investimento público direto em Educação em proporção do PIB vinha crescendo continuamente desde 2003, chegando a 5,06% do PIB em 2013. Contudo, houve queda no indicador de 2013 para 2014, voltando-se ao patamar de investimento de 5,0% do PIB. Em 2015, apresentou novo aumento, alcançando 5,08%.

Quando se analisam separadamente os valores investidos em cada etapa, é possível perceber que cerca de 85% do investimento público direto se dão na Educação Básica (4,22% do PIB em 2014) e 15% na Educação Superior (0,86% do PIB em 2014). Desde 2005, o investimento público direto em proporção do PIB aumentou 1,04 ponto percentual na Educação Básica e 0,14 ponto percentual na Educação Superior.

Entre as etapas da Educação Básica, o investimento público direto é maior nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1,41% do PIB em 2015), os quais atendem quase que universalmente crianças na faixa etária de 6 a 10 anos de idade. Na sequência, vêm os Anos Finais do Ensino Fundamental, com investimento público direto de 1,25% do PIB. O investimento público direto no Ensino Médio corresponde a 0,96% do PIB e na Educação Infantil, a 0,6%. Desde 2009, essas duas últimas etapas aumentaram suas proporções no investimento público direto da Educação Básica. O Ensino Médio, por exemplo, era responsável por 16% do investimento em 2009 (0,6% do PIB) e em 2015 respondeu por 22% do investimento público direto (0,96% do PIB).

Fonte: MEC/Inep/DEED

estratégias da meta


  • 20.1 - Fontes de financiamento

    Garantir fontes de financiamento permanentes e sustentáveis para todos os níveis, etapas e modalidades da Educação Básica, observando-se as políticas de colaboração entre os entes federados, em especial as decorrentes do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e do § 1º do art. 75 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que tratam da capacidade de atendimento e do esforço fiscal de cada ente federado, com vistas a atender suas demandas educacionais à luz do padrão de qualidade nacional;

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  • 20.2 - Salário-Educação

    Aperfeiçoar e ampliar os mecanismos de acompanhamento da arrecadação da contribuição social do salário-Educação;

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  • 20.3 - Fundo Social do Pré-Sal

    Destinar à manutenção e desenvolvimento do ensino, em acréscimo aos recursos vinculados nos termos do art. 212 da Constituição Federal, na forma da lei específica, a parcela da participação no resultado ou da compensação financeira pela exploração de petróleo e gás natural e outros recursos, com a finalidade de cumprimento da meta prevista no inciso VI do caput do art. 214 da Constituição Federal

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  • 20.4 - Controle social

    Fortalecer os mecanismos e os instrumentos que assegurem, nos termos do parágrafo único do art. 48 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, a transparência e o controle social na utilização dos recursos públicos aplicados em educação, especialmente a realização de audiências públicas, a criação de portais eletrônicos de transparência e a capacitação dos membros de conselhos de acompanhamento e controle social do Fundeb, com a colaboração entre o Ministério da Educação, as Secretarias de Educação dos Estados e dos Municípios e os Tribunais de Contas da União, dos Estados e dos Municípios

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  • 20.5 - Investimentos e custos por aluno

    Desenvolver, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), estudos e acompanhamento regular dos investimentos e custos por aluno da Educação Básica e superior pública, em todas as suas etapas e modalidades;

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  • 20.6 - Custo Aluno-Qualidade inicial

    No prazo de 2 (dois) anos da vigência deste PNE, será implantado o Custo Aluno-Qualidade inicial - CAQi, referenciado no conjunto de padrões mínimos estabelecidos na legislação educacional e cujo financiamento será calculado com base nos respectivos insumos indispensáveis ao processo de ensino-aprendizagem e será progressivamente reajustado até a implementação plena do Custo Aluno Qualidade - CAQ;

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  • 20.7 - Implementação do CAQ

    Implementar o Custo Aluno Qualidade - CAQ como parâmetro para o financiamento da educação de todas etapas e modalidades da educação básica, a partir do cálculo e do acompanhamento regular dos indicadores de gastos educacionais com investimentos em qualificação e remuneração do pessoal docente e dos demais profissionais da educação pública, em aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamentos necessários ao ensino e em aquisição de material didático-escolar, alimentação e transporte escolar

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  • 20.8 - Definição do CAQ

    O CAQ será definido no prazo de 3 (três) anos e será continuamente ajustado, com base em metodologia formulada pelo Ministério da Educação - MEC, e acompanhado pelo Fórum Nacional de Educação - FNE, pelo Conselho Nacional de Educação - CNE e pelas Comissões de Educação da Câmara dos Deputados e de Educação, Cultura e Esportes do Senado Federal

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  • 20.9 - Cooperação

    Regulamentar o parágrafo único do art. 23 e o art. 211 da Constituição Federal, no prazo de 2 (dois) anos, por lei complementar, de forma a estabelecer as normas de cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, em matéria educacional, e a articulação do sistema nacional de educação em regime de colaboração, com equilíbrio na repartição das responsabilidades e dos recursos e efetivo cumprimento das funções redistributiva e supletiva da União no combate às desigualdades educacionais regionais, com especial atenção às regiões Norte e Nordeste

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  • 20.10 - Complementação de recursos

    Caberá à União, na forma da lei, a complementação de recursos financeiros a todos os Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios que não conseguirem atingir o valor do CAQi e, posteriormente, do CAQ

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  • 20.11 - Lei de Responsabilidade Educacional

    Aprovar, no prazo de 1 (um) ano, Lei de Responsabilidade Educacional, assegurando padrão de qualidade na educação básica, em cada sistema e rede de ensino, aferida pelo processo de metas de qualidade aferidas por institutos oficiais de avaliação educacionais

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  • 20.12 - Critérios para distribuição dos recursos adicionais

    Definir critérios para distribuição dos recursos adicionais dirigidos à educação ao longo do decênio, que considerem a equalização das oportunidades educacionais, a vulnerabilidade socioeconômica e o compromisso técnico e de gestão do sistema de ensino, a serem pactuados na instância prevista no § 5º do art. 7º desta Lei

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