2.7 Flexibilização pedagógica
voltar

Disciplinar, no âmbito dos sistemas de ensino, a organização flexível do trabalho pedagógico, incluindo adequação do calendário escolar de acordo com a realidade local, identidade cultural e com as condições climáticas da região.

Dados disponíveis para País, Região, Estado, Munícipio

O indicador mostra o número de estabelecimentos do Ensino Fundamental com proposta pedagógica de formação por alternância em relação ao total de estabelecimentos dessa etapa de ensino.

Só é possível apurar este indicador a partir de 2013, uma vez que antes deste ano estes dados não estavam disponíveis no Censo Escolar.

Segundo o caderno de instruções do Censo Escolar de 2013, "Pedagogia de formação por alternância é aquela em que o projeto político-pedagógico da escola contempla os princípios da alternância formativa, que possibilite a formação integral do educando, que alterna períodos de aprendizagem na família, em seu próprio meio, com períodos na escola [...]"

É possível observar uma grande queda no perído observado, em 2013 havia 10.237 (7,2%) estabelecimentos do Ensino Fundamental com proposta pedagógica de formação por alternância caindo para 2.419 (1,8%) em 2016.

Fonte: MEC/Inep/DEED/Censo Escolar

Elaboração: Todos Pela Educação