11.6 Oferta de matrículas gratuitas por entidades privadas de formação profissional
voltar

Ampliar a oferta de matrículas gratuitas de Educação Profissional técnica de nível médio pelas entidades privadas de formação profissional vinculadas ao sistema sindical e entidades sem fins lucrativos de atendimento à pessoa com deficiência, com atuação exclusiva na modalidade



Em breve


Dados disponíveis para

Fonte:

Elaboração:

Indicadores auxiliares

Dados disponíveis para

O indicador mostra a quantidade de matrículas em escolas privadas que oferecem cursos técnicos de nível médio e que mantém convênio com o governo municipal e/ou estadual.

Para construir o indicador dividimos as escolas privadas em três grupos. O primeiro é composto por aquelas que são mantidas exclusivamente por associações sindicais (sindicatos de trabalhadores ou patronais, associações e cooperativas). Outro, pelas que são mantidas exclusivamente por associações não sindicais (empresa ou grupo empresarial do setor privado, pessoa física, ONGs nacionais ou internacionais, OSCIPs, Sistema S - Sesi, Senai, Sesc, outros) e demais instituições sem fins lucrativos. O último grupo é composto por escolas mantidas por pelo menos uma associação sindical e outra não sindical.

Há também desagregações para o tipo de convênio que a escola possui com o setor público, podendo ser apenas com o município, apenas com o estado ou com ambos. É importante ressaltar que o fato da escola ser conveniada não garante a gratuidade do ensino.

Fonte: MEC/Inep/DEED/Censo Escolar

Elaboração: Todos Pela Educação