7.7 - Avaliação da qualidade da Educação Básica

Aprimorar continuamente os instrumentos de avaliação da qualidade do ensino fundamental e médio, de forma a englobar o ensino de ciências nos exames aplicados nos anos finais do ensino fundamental, e incorporar o Exame Nacional do Ensino Médio, assegurada a sua universalização, ao sistema de avaliação da educação básica, bem como apoiar o uso dos resultados das avaliações nacionais pelas escolas e redes de ensino para a melhoria de seus processos e práticas pedagógicas

Estratégia não realizada em relação à existência da avaliação de ciências para o 9o ano do EF e incorporação do ENEM ao sistema nacional de avaliação da educação básica. No entanto, quanto ao apoio ao uso dos resultados das avaliações nacionais pelas escolas e redes de ensino para a melhoria de seus processos e práticas pedagógicas, a estratégia está em andamento, considerando o portal Devolutivas do Inep.

Contexto

O ensino de ciências não foi incorporado ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. O Exame Nacional de Ensino Médio – Enem, embora abrangendo um número cada vez maior de estudantes, não foi universalizado, o que dificulta sua utilização como elemento integrado ao sistema. O apoio para ...

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