15 - Formação de professores

Garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no prazo de 1 ano de vigência deste PNE, política nacional de formação dos profissionais da educação de que tratam os incisos I, II e III do caput do art. 61 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, assegurado que todos os professores e as professoras da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam


Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Interculturais Indígenas – PROLIND

Coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação, o Prolind tem como objetivo apoiar projetos de cursos de licenciaturas específicas para a formação de professores indígenas para atuar na Educação Indígena. Os projetos devem promover a valorização do estudo de temas como línguas maternas, gestão e sustentabilidade das terras e culturas dos povos indígenas.