15 - Formação de professores

Garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no prazo de 1 ano de vigência deste PNE, política nacional de formação dos profissionais da educação de que tratam os incisos I, II e III do caput do art. 61 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, assegurado que todos os professores e as professoras da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam

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Vou contar aqui uma história fictícia, mas baseada em histórias que se repetem em todo o País há muitos anos. Joana, que estudou a vida inteira em escola pública, é a primeira pessoa da sua família...

Se você tiver oportunidade, faça a seguinte experiência numa sala de aula da educação infantil. Pergunte às crianças quem quer ser professor quando crescer. Boa parte – talvez a maioria – vai levan...

O cenário da formação docente no país começou a mudar com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, que estabeleceu a formação superior como condição para lecionar. Antes diss...

1982
Surgem os Centros Específicos de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (Cefams), criados pelo governo federal para aprofundar a formação de professores em nível Médio com carga horária em...

Opiniões

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Por Luiz Eduardo em 16/11/2016
amaraji - PE
No que se refere a professores lecionando disciplina diferente da sua formação, irei falar a realidade da minha região amaraji ...
No que se refere a professores lecionando disciplina diferente da sua formação, irei falar a realidade da minha região amaraji pe, minha cidade tem 10 professores com licenciatura em química, só 1 está na rede estadual ou seja sobra mão de obra qualificada, porém na cidade vizinha cha grande pe, não tem nenhum, ou seja, a see pe está sendo omissa, pois não seleciona professores de disciplinas especificas, renova contrato indevidos.
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Por cassia maria gonçalves em 28/01/2016
Mariana - MG
Investir em educação é investir em formação de professore, a qualidade da educação esta diretamente ligada a formação e valoriz...
Investir em educação é investir em formação de professore, a qualidade da educação esta diretamente ligada a formação e valorização da carreira docente.
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Por Antonio Marcos Moreira Fonseca em 25/06/2015
itarantim - BA
Sou professor efetivo do interior da Bahia, a mais de 17 anos,tenho formação em magistério, não acredito que a Lei vigente em ...
Sou professor efetivo do interior da Bahia, a mais de 17 anos,tenho formação em magistério, não acredito que a Lei vigente em nosso país seja capaz de capacitação a todos os que tem direito, devido as atribuições dada a pessoas que visam bandeiras partidárias, principalmente em pequenos municípios do Brasil.Gostaria mesmo de ter uma oportunidade de ter uma formação melhor pra trabalhar junto aos meus alunos,porém irei espera as leis do nosso brasil realmente mude e seja cumprida pelos governantes atuais e futuros;;;;;; A minha esperança ainda que lei criada seja respeitada e se cumpra de verdade.....
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Por Jaqueline Santos em 12/03/2015
Orobó - PE
A formação de professores é o ponto-chave para a organização do processo de aprendizagem. Atualmente, vemos uma lacuna enorme n...
A formação de professores é o ponto-chave para a organização do processo de aprendizagem. Atualmente, vemos uma lacuna enorme no que tange essa formação (além das lacunas deixadas pela graduação). As escolas de educação integral são o modismo da época. Como se preveem as formações continuadas dos professores da educação básica que atuam nestas escolas em horário contínua, com um grande número de aulas, de turmas e de questões burocráticas para "dar conta"? E quanto ao uso de ambientes virtuais de aprendizagem como ferramenta para esta meta?
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Por Monique em 18/02/2015
Curitiba - PR
Está na meta 15 um dos grandes desafios que o país enfrenta nos dias atuais. Garantir que todo professor de Ensino Básico tenha...
Está na meta 15 um dos grandes desafios que o país enfrenta nos dias atuais. Garantir que todo professor de Ensino Básico tenha graduação na licenciatura a qual dá aula é algo que todos os docentes deveriam receber, já que, a princípio, na licenciatura é que será apresentada a conexão entre a ciência e a didática, dando condições de proporcionar um aprendizado mais significativo aos futuros alunos. Entretanto, entendo que lançar esta meta como concluída em 2024 só será possível se todas as estratégias relacionadas forem realmente executadas pelos governos conforme se espera, afastando assim quaisquer casos de corrupção e descaso. Havendo incentivos reais não há porque o professor brasileiro, já tão aguerrido no cumprimento de sua função, deixar de buscar pelo aprimoramento profissional em busca de uma educação melhor.
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Por Juliano de Melo Costa em 08/01/2015
Ribeirão Preto - SP
Realmente, existe não apenas um vácuo formativo (falhas na formação de professores nos cursos de licenciatura/pedagogia) como t...
Realmente, existe não apenas um vácuo formativo (falhas na formação de professores nos cursos de licenciatura/pedagogia) como também uma realidade social que não estimula os estudantes de alto desempenho a ingressarem na carreira acadêmica. O problema não se restringe à questão de remuneração docente, mas também à visão social da profissão, aos possíveis planos de carreira e desenvolvimento profissional e à oferta de formação de alta qualidade em pós-graduação.
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